• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • Procuradora do MPT em Alagoas palestrará em congresso internacional de Direito

Procuradora do MPT em Alagoas palestrará em congresso internacional de Direito

Rosemeire Lôbo abordará papel do Ministério Público do Trabalho como propiciador da ordem jurídica trabalhista constitucional

Maceió/AL - Convidada pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit) para palestrar no 7º Congresso Internacional de Direito, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas Rosemeire Lôbo falará sobre o tema “Ética nas Relações Trabalhistas: o papel do MPT como propiciador da ordem jurídica trabalhista constitucional”. A palestra será realizada nesta sexta-feira, 14, a partir das 10h, no auditório I do campus Maria Amália Uchoa, no bairro de Cruz das Almas, em Maceió. 

“Na exposição, vou apresentar aos participantes do seminário o crescente reconhecimento e, consequentemente, a crescente procura da população pelo Ministério Público do Trabalho, conforme pesquisa recente da CONAMP [Associação Nacional dos Membros do Ministério Público], ressaltando sua importância. Em que pese essa época de transição no mundo do trabalho, em especial no Brasil, é papel da instituição garantir a ética nas relações trabalhistas”, disse Rosemeire Lôbo.

A procuradora do Trabalho possui graduação em Serviço Social e Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de especialização em Direito Constitucional pela mesma instituição. A procuradora do Trabalho também é mestre em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento na Universidade Pablo de Olavide, de Sevilla. Antes de assumir o cargo de procuradora do Trabalho da 19ª Região, a palestrante também foi fiscal de Tributos no Estado de Alagoas por 22 anos e professora de Sociologia Jurídica da Ufal.

Além do membro do MPT, o evento terá a presença de profissionais de destaque das áreas jurídicas, bem como palestrantes de renome nacional e internacional, que abordarão temas de relevância para o Direito. Entre eles, encontram-se a professora Alessandra Silveira, titular da Cátedra Jean Monnet em Direito da União Europeia, e o professor Carlos Aguilar Blanc, docente de Filosofia de Direito e pesquisador na Universidade Pablo de Olavide, de Sevilla.

Seminário e colóquio

O Congresso Internacional tem por objetivo fomentar, junto à comunidade acadêmica, o debate jurídico sobre os 30 anos da Constituição, buscando discutir avanços e retrocessos da Carta Magna de 1988. O Curso de Graduação em Direito da Unit é responsável pela organização do evento, que ocorrerá no período de 12 a 14 de setembro, nos turnos da manhã e noite.

Pela tarde, o centro universitário promove, conjuntamente ao seminário, o II Colóquio de Direito e Interdisciplinaridade. “O Colóquio é um momento de integrar a comunidade acadêmica em torno da apresentação de artigos submetidos pelos respectivos pesquisadores, com possibilidade de publicação através de um livro em formato eletrônico”, informou à Unit, que conta com o Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas.

Imprimir