• Informe-se
  • Notícias do MPT/AL
  • MPT volta a discutir pagamento de créditos a ex-empregados das usinas Sinimbu e Seresta

MPT volta a discutir pagamento de créditos a ex-empregados das usinas Sinimbu e Seresta

Procurador Rodrigo Alencar defendeu quitação integral de créditos a trabalhadores; empresas se colocaram à disposição para esclarecimentos necessários

Maceió/AL – O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas voltou a discutir, em audiência realizada nesta quarta-feira, 22, o pagamento de créditos a ex-empregados das usinas Sinimbu e Seresta. Em processo de recuperação judicial, as empresas pretendem realizar o pagamento de verbas trabalhistas utilizando lotes de terra.

Na reunião, o procurador do MPT Rodrigo Alencar defendeu a quitação integral dos créditos dos trabalhadores da usina Sinimbu, mesmo que de forma parcelada. A proposta da Sinimbu prevê o pagamento parcial com deságio de até 55% - pagamento em dinheiro aos trabalhadores com crédito de até R$ 22 mil, com a condição de que os empregados renunciem até 55% da quantia a receber.

Procurador Rodrigo Alencar defendeu quitação integral de créditos dos trabalhadores (Ascom MPT/AL)
Procurador Rodrigo Alencar defendeu quitação integral de créditos dos trabalhadores (Ascom MPT/AL)

Já os representantes da usina Seresta apresentaram os loteamentos que a empresa tem colocado à disposição dos credores trabalhistas. A empresa também apresentou dados relativos ao crédito de trabalhadores incluído na recuperação judicial, inclusive créditos que estariam prescritos, mas que a empresa pretende pagar em respeito aos trabalhadores. Os loteamentos e a planilha com as informações foram anexados ao inquérito civil instaurado pelo MPT.

O Ministério Público do Trabalho tem dado prioridade à questão relativa à recuperação judicial das duas usinas mencionadas, e está aberto a eventuais esclarecimentos que as empresas julguem por necessárias e convenientes. As empresas também se mostraram disponíveis para prestar esclarecimentos que contribuam com o andamento do procedimento.

Imprimir